XI FESTIVAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES, TETE 2013
Inhambane, decepciona em basquetebol
Paradoxalmente o que, a directora Provincial da Educação e Cultura de Inhambane disse, na despedida ao povo Manhambane, pais e encarregados de educação, no que diz respeito aos resultados projectados. Aquela entidade, despediu com firmeza e certeza de trazer bons resultados ou seja, disse que Inhambane vai aos XI Jogos desportivos escolares para trazer um dos três primeiros lugares, generalizou. “Estamos preparados para trazer um dos três primeiros lugares (1º, 2º e 3º) ”, acrescentando que as condições estavam preparadas para tal façanha.
Entretanto, as nossas selecções iniciaram com derrotas, em particular o Basquetebol (Masculino e feminino ao perderem diante de Manica). Comportamento que foi se arrastando jogo após jogo, tendo feito um interregno de derrotas, por uma jornada quando venceu o campeão da modalidade em 2011, Nampula. Mas, mesmo assim as selecções tinham pouquíssimas chances de reverter o cenário, porque já tinha acumulado uma série de derrotas que não Lhes possibilita – se a passar à outra fase.
Diga se de passagem que estes em vês de brigar para as primeiras posições, começaram a reivindicar o ultimo lugar, o que garantiu que passassem de atletas para espectadores do evento.
Lembrar que num passado muito recente, a seleção feminina trouxe alegria e desenhou expectativas de que, nos próximos aproximaríamos ao 1º lugar, ou seja entre 1º e 2º, quando conquistaram o terceiro lugar (3º), no evento acontecido em Lichinga – Niassa. Entretanto as nossas selecções em masculinos e femininos conquistaram o 8º e 11º (ultima posição para o feminino), nesta modalidade, sem contudo deixar de saudar porque em termos gerais a província esteve próximo das projeções na despedida pra o evento, conseguiu o 4º lugar na classificação geral. Importa salientar que graças as modalidades de Futebol em masculinos que ocupou a 3ª posição, o andebol feminino levou o 4º lugar e o voleibol, 4º lugar (em masculinos e femininos).
Referir que o maior evento desportivo escolar observou o seu fim na tarde do sábado último, com as finais entre de Maputo província actual campeão nacional de jogos escolares depois de vencer Maputo cidade por 56 a 46, e em femininos, Maputo província campeão nacional de jogos escolares ao vencer Sofala por 41 a 33 em femininos.